Estratégia ESG para PME Exportadoras
A estratégia será desenvolvida pela AICEP em colaboração com o IAPMEI, Turismo de Portugal, COMPETE e outras áreas governativas, e as etapas que a compõem são Capacitação, Autodiagnóstico e Comunicação ESG e, finalmente, Cadeias de Valor GE/PME.
A primeira fase consiste em programas de formação genérica sobre ESG dirigidos às PME exportadoras registadas na AICEP, os quais serão desenvolvidos em conjunto com universidades e outras organizações da sociedade civil, seguindo-se formações mais específicas sobre cada setor desenvolvidas em conjunto com confederações e associações empresariais. Depois, na fase de Autodiagnóstico e Comunicação ESG, são disponibilizadas ferramentas com questionários e matrizes de materialidade para que as empresas possam avaliar a sua maturidade e empenho em ESG e preencher os relatórios de divulgação de sustentabilidade de acordo com os standards definidos pelas diretivas europeias. Finalmente, a terceira etapa passa pela realização de programas de mentoria e interação entre gestores de grandes empresas e PME que já tenham dado passos no sentido de cumprir os critérios ESG e possam, por exemplo, integrar como fornecedores as cadeias de abastecimento globais.
“Para além dos três mecanismos da Estratégia, teremos ainda um road show e campanhas promocionais sobre o perfil sustentável do país e suas PME, em Portugal e nos mercados externos”, adiantou o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz. “Naturalmente, estamos atento ao impacto financeiro que este processo terá e poderemos mobilizar até 1,2 mil milhões de euros para a transição para a sustentabilidade, dependendo da adesão das PME e associações empresariais a esta estratégia.”