A CCIP vai realizar 8 Missões Virtuais até ao final do ano
A modernização da agricultura e do setor agroindustrial e o desenvolvimento das telecomunicações e das TIC representam grandes oportunidades de negócios para o mercado marroquino.
As possibilidades de exportação para este país encontram-se em indústrias instaladas no mercado, como a automóvel, aeronáutica, têxtil, farmacêutica, metalomecânica, agroalimentar, entre outras.
A economia brasileira foi classificada como a 12ª maior economia do mundo e a 1ª da América Latina.
Com uma economia altamente diversificada, o Brasil dispõe de grande poder industrial e beneficia-se bastante dos seus recursos naturais abundantes. É o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar e laranjas, além de ser um dos principais produtores de soja.
Como produtor de petróleo, o Brasil tem o objetivo de se tornar autossuficiente em energia num futuro próximo (as suas reservas poderiam colocá-lo entre os cinco principais produtores de petróleo do mundo).
O Brasil é um importante parceiro económico de Portugal, e continua a apresentar oportunidades de negócio para as empresas portuguesas em diversos setores, como o turismo, construção e obras públicas, energia, ambiente, agroalimentar e bebidas, equipamentos e produtos industriais, componentes para a indústria automóvel, tecnologias de informação e comunicação, serviços, distribuição, entre muitos outros.
No mês de outubro, a CCIP vai realizar 2 missões virtuais: Missão Virtual Turquia e Missão Virtual Geórgia e Azerbaijão.
De 03 a 07 de outubro a CCIP vai visitar virtualmente a Turquia e explorar o seu mercado emergente e que tem apresentado um grande potencial. A sua localização geográfica estratégica, faz da Turquia o principal elo de ligação entre o ocidente e o oriente na Europa.
Em termos de oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, a Turquia poderá ser um mercado interessante em áreas como o setor da saúde, engenharia, maquinaria, turismo, automóvel, construção, produtos químicos (colas industriais), plásticos e energias renováveis, entre outros.
De 17 a 21 de outubro, a CCIP leva-o a conhecer virtualmente a Geórgia e o Azerbaijão, ambos mercados emergentes.
Relativamente a Portugal, oportunidades de negócio em grupos de produtos como Madeira e Cortiça, Máquinas e Aparelhos, Agrícolas e Químicos têm elevado potencial. As empresas portuguesas encontrarão também vantagens nos setores de IT, Construção, Alimentar, Vinhos, Têxtil, Farmacêutico, Moldes, Pedras e Mármores, entre outros.
No mês de novembro, a CCIP vai realizar 2 missões virtuais: Missão Virtual Alemanha e Missão Virtual Coreia do Sul.
De 14 a 18 de novembro a CCIP vai visitar virtualmente a Alemanha, um mercado dinâmico e onde várias empresas portuguesas têm tido sucesso na exportação dos seus produtos e serviços.
A Alemanha é a quarta maior economia mundial, altamente inovadora e desenvolvida, o maior mercado da UE e um dos principais exportadores e importadores (ocupa a 3ª posição a nível mundial).
As empresas podem encontrar inúmeras oportunidades de negócio em diferentes áreas, tanto nas mais tradicionais (nomeadamente, vestuário com qualidade e design, têxtil, calçado, casa, agroalimentar e vinhos) como em setores industriais de ponta (bens de equipamento, componentes para automóveis, TIC, saúde, ambiente, entre outros).
De 21 a 25 de novembro a CCIP vai visitar virtualmente a Coreia do Sul, considerada a 12ª maior economia do mundo e a 4ª maior em toda a região asiática.
Em termos de oportunidades de negócio, a Coreia do Sul é um mercado muito interessante para áreas como o setor agroalimentar, living & lifestyle (mobiliário para casa; azulejos; cerâmica utilitária; cutelaria; têxteis-lar; vidros/cristais), moda, entre outras.
De 05 a 09 de dezembro a CCIP vai realizar 2 missões virtuais: Missão Virtual França e Missão Virtual Itália.
França é a sétima economia mundial, a segunda maior europeia, e um dos principais exportadores e importadores (ocupa a 9ª posição enquanto exportador e a 7ª como importador, a nível mundial).
A sua economia altamente desenvolvida e diversificada e assenta, sobretudo, no setor dos serviços (71% do PIB em 2020), sendo líder mundial enquanto destino turístico.
São, ainda, de destacar o setor agrícola, as indústrias aeronáuticas, automóvel e dos artigos de luxo.
São muitas as possibilidades que se podem abrir para quem pretenda incluir França nos seus planos de internacionalização.
O mercado italiano apresenta-se como sendo um mercado dinâmico e importante no panorama europeu.
Em termos de oportunidades de negócio, o mercado italiano poderá ser um mercado interessante para áreas como o vestuário, têxteis-lar, tecidos, soluções de software, telecomunicações, biotecnologia, indústria aeroespacial, componentes automóveis, entre outras.