Home Notícias Notícias Depois de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Leiria e Aveiro são as melhores cidades portuguesas para criar startups.

Depois de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Leiria e Aveiro são as melhores cidades portuguesas para criar startups.

Portugal é o 26º melhor país do mundo para criar e desenvolver startups, e o 16º da Europa, tendo inclusivamente ultrapassado o Brasil como melhor país lusófono para receber estes novos negócios. O ecossistema de startups em território nacional foca-se particularmente nas áreas de marketing e vendas, E-commerce e retalho e software e dados, de acordo com a análise realizada pela HelloSafe a uma base de dados fornecida pela Startup Blink.

Adicionalmente, concluiu-se ainda que há seis cidades em terras lusas classificadas entre as mil melhores a nível global para acolher novas empresas, sendo que Lisboa tem a melhor classificação do país, colocando-se na 62ª posição mundialmente e em 16º na Europa.

No que à Europa diz respeito, Lisboa ocupa a 16ª posição, embora cidades como Londres, Paris e Berlim estejam bastantes pontos à frente. Ainda assim, a capital coloca-se à frente de cidades como Roma, que nem sequer consta do top 20 de melhores classificadas.

Ainda assim, Coimbra foi a cidade portuguesa que mais perdeu no espaço de um ano, caiu 116 posições, bem como Aveiro que desceu 72 lugares no ranking. A melhor evolução verificou-se em Leiria, que até 2021 não constava do ranking de todo, tendo surgido em 2022 em 965º lugar e subido 326 posições em 2023. Atualmente, é a 639ª melhor cidade do mundo para acolher startups.

 

Fonte: AICEP
Copyright © 2024 Município de Leiria - All Rights Reserved.